quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Primeiras imagens de Vesta a baixa altitude

Vesta a baixa altitude
Imagem retirada da NASA
     Ao ler o Diário de Notícias, deparamos com uma notícia bastante interessante, e como tal nao podíamos deixa-la escapar.
A Sonda Dawn, da NASA, fez retratos da superfície do asteróide a cinco quilómetros de altitude.   
  Esta é a visão mais próxima de sempre do asteróide Vesta, que é o segundo maior do sistema solar.
   
   Sulcos longos, crateras profundas, a maior montanha do sistema solar e afloramentos de materiais brilhantes, que reflectem a luz do sol, e de outros que a absorvem, e por isso surgem mais escuros nas imagens, . As novas imagens foram registadas pelas câmaras da sonda Dawn e revelam uma nova face de Vesta.

  É espantoso ver o que a tecnólogia é capaz de nos oferecer, e neste caso, dando-nos  estas imagens espantosas do asteróide Vesta.



Baseado no Diário de Notícias.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Documentário BBC - Terra: O Poder do Planeta - Terra Rara - 1 de 6
Retirado do youtube
Enviado por jesussejalouvado em 14/08/2009


A propósito de vários documentários que vimos nas aulas, e na qual nós adoramos decidimos colocar um "cheirinho" de um dos espetaculares documentários da BBC. 
Este documentário fala-nos sobre a Terra  que é um mundo espantoso cheio de maravilhas naturais.
O autor destas séries é Lain Stewart e vai explorar como o nosso planeta funciona.
Vejam, cumentem e apreciem as maravilhas do nosso planeta .

Mamíferos mudaram com alterações climáticas

Antepassados de rinocerontes há 50 milhões de anos
Fotografia © Carl Buell





Com o aumento da temperatura global, nos últimos 65 milhões de anos, houve seis vagas de novas espécies de mamíferos que se extinguiram.

Como a ondulação que agita em círculos sucessivos a superfície de um lago quando se lhe atira uma pedra, assim se processou a evolução das espécies de mamíferos, nos últimos 65 milhões de anos, em ondas que surgiram, floresceram e se perderam, para dar lugar a outras, reproduzindo o mesmo padrão. Sem grande surpresa, a "pedra", o elemento associado às ondas através das quais se processou esta evolução, chama-se alterações climáticas. Um mau sinal para os tempos que correm.


Esta notícia, é mais um alerta para reforçar aquilo que todos, ou grande parte das pessoas sabem.
Ao ler esta notícia, achamos interessante coloca-la no nosso blog, pois assim vão tendo uma pequena noção das alteraçoes que o nosso planeta vai tendo ao longo dos anos e que "ninguém" se apercebe.




Diário de Noticias

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Anoitecer da Península Ibérica

Portugal e Espanha vistos do espaço
Fotografia © DR
Imagem da NASA




Hoje, 26/12/2011,  quando liamos o Diário de Notícias deparamos com uma curiosidade que era o destaque do dia na Internet . A notícia era Portugal e Espanha vistos do espaço.A orla costeira e a despovoação do interior estão bem visíveis na imagem de Portugal e Espanha captada pelo Observatório Terrestre da Nasa.  



O site do Observatório Terrestre da Nasa apresenta hoje como imagem do dia uma foto captada na noite de 4 de Dezembro e que mostra a Península Ibérica vista do espaço.
Sem nebulosidade, a iluminação nocturna ganha destaque dando, além de um bela imagem, uma noção da distribuição da população em Portugal e Espanha. Os focos de luz em Lisboa, Madrid e Sevilha são devidamente assinalados.



Notícia do Diário de Notícias 



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Amonites.


Amonite

Esta imagem foi retirada da BBC Nature


   As Amonites foram moluscos de antigos oceanos e viveram na mesma época que os dinossauros. Viveram na Terra e desapareceram durante a extinção dos dinossauros .  As amonites  tinham  uma variedade de tamanhos, desde espécies pequenas apenas com um par de centímetros de diâmetro, e as grandes atingiam  mais de dois metros de diâmetro. . Possuiam uma camara em espiral, e  preenchiam  essas camaras com líquido ou gás, o que  permitia à amonite  afundar como uma pedra para evitar predadores, embora com conchas,  foram encontradas nas amonites evidências de que nem sempre funcionava. As conchas sao geralmente fósseis, mas nem sempre são espirais bonitas como estas.

Decidimos colocar informação sobre amonites, dado o facto de dar a conhecer a sua capacidade de fugir aos predadores desta forma. Também estamos a lecionar matéria à cerca destes seres extraordinários, e embora tenham vivido num intervalo curto de tempo (designado fóssil de idade) foram marcados na história da Geologia.
Referencias eletrónicas: http://www.bbc.co.uk/