quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"Relógios" paleontológicos

  Através dos dados de litostratigrafia, vimos que podemos correlacionar determinados acontecimentos geológicos ocorridos numa dada região. No entanto, quando queremos correlacionar determinado tipo de formações geológicas com outras muito afastadas geograficamente, apenas com base nos dados relativos ás suas características litológicas, estes revelam-se insuficientes.
    Uma correlação a nível global pode, no entanto, ser feita tendo em conta o conteúdo paleontológico de um determinado corpo rochoso, o que permite comparar a idade relativa de diferentes formações no espaço e no tempo. A biostratigrafia pode ser considerada uma ciência de fronteira entre a estratigrafia e a paleontologia, tendo como principal objectivo o estudo temporal dos fósseis existentes no registo estratigráfico.








    

Fig. 1- A biostratigrafia permite o estabelecimento de unidades estratigráficas, tendo em conta o conteúdo paleontológico dos estratos.


  Certo tipo de fósseis, como , por exemplo, as amonites, funcionam como "relógios" extremamente precisos na datação de determinadas formações lógicas. O fósseis que permitem ao geólogo estabelecer acontecimento são determinados fósseis indicadores estratigráficos, característicos ou de idade.

  Os fósseis de idade apresentam uma repetição geográfica muito ampla (distribuição horizontal) e evolução de gêneros e espécies muito rápida (distribuição vertical). A abundância (elevada taxa de reprodução) e o bom potencial de preservação (esqueleto, conchas ...) dos organismos cujos vestígios ficaram fossilizados permitem classifica-los como marcadores temporais muito precisos, servindo de apoio aos paleontólogos para datar os estratos que os contêm.


  Com base na presença de determinados fósseis de idade, é possível estabelecer correlações entre estratos de formações geológicas geograficamente afastadas. O principio da identidade paleontológica ou da sucessão faunística admite que estratos que possuam o mesmo registo paleontológicos são da mesma idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário