terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Expedição científica procura explicar alterações climáticas

Fundo do mar
Retirada do DN



Todos nós gostaríamos de saber qual a verdadeira razão das alterações climáticas.
 Deparamo-nos com uma noticia que é de todo o agrado publicar, pois a sabedoria não ocupa lugar.

   Uma expedição científica internacional que recolhe amostras de sedimentos no Mediterrâneo que podem ajudar a encontrar explicações para fenómenos como as alterações climáticas vai ser apresentada quarta-feira, em Lisboa, a bordo do navio 'Joides Resolution'.


A bordo está uma equipa de 35 cientistas que trabalham por turnos (de 12 horas) nos dois laboratórios do navio, no âmbito do Programa Integrado de Perfuração Oceânica (IODP), um projeto internacional no qual Portugal também participa.

Depois de uma missão de dois meses, o navio passa por Lisboa na quarta-feira e os cientistas e responsáveis pelo projeto pretendem apresentar alguns dados acerca do seu trabalho e conclusões preliminares da observação dos "bocados do fundo do mar".

O fundo dos oceanos é pouco conhecido e pode guardar explicações para situações, como as alterações climáticas.

Através da torre de perfuração de 60 metros, são recolhidas amostras do solo, depois selecionadas e organizadas pelos especialistas em áreas como paleontologia, sedimentologia, magnética ou química.


O trabalho exigiu uma preparação cuidadosa e demorada e continua em terra quando a expedição terminar, nos laboratórios de instituições de vários países, num processo de análise e cruzamento de informação que pode prolongar-se por mais de dois anos.

Esperamos que obtenham bons resultados, pois como já foi referido, o mar pode apresentar explicações de teorias ainda desconhecidas. É de todo o agrado saber que Portugal também irá participar num feito destes.







Referencias electrónicas:
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2245174
Diário de Noticias 





Sem comentários:

Enviar um comentário