Fotografia © João Paulo Coutinho / Global Imagens Retirada do Diário de Notícias |
As alterações climáticas fizeram os animais encolher, conclui um estudo publicado na quinta-feira na revista Science.
Há 56 milhões de anos as temperaturas eram mais altas e os cavalos mais pequenos. Teriam cerca de quatro quilos e não seriam maiores que os atuais gatos de estimação, como forma de se adaptarem às altas temperaturas, provavelmente provocadas por gigantescas erupções vulcânicas.
Para chegarem a esta conclusão, os cientistas analisaram fósseis de dentes desta espécie de cavalos (Sifrihippys), encontrados no Wyoming, nos Estados Unidos.
Durante um período de 175 mil anos, na passagem do Paleoceno para o Eoceno (primeira e segunda épocas da era Cenozoica), muitas espécies animais desapareceram e outras diminuiram de tamanho como forma de se adaptarem ao aquecimento global.
Os investigadores Ross Secord, da Universidade do Nebrasca e Jonathan Bloch, do Museu de História Natural da Flórida, acreditam que cerca de dois terços dos animais diminuiram de tamanho nessa época. Uma conclusão que permite perceber o que poderá acontecer nos próximos séculos, que se esperam que venham a ser de muito calor, com a temperatura a aumentar quatro graus nos próximos 100 anos.
Inf.: Diário de Notícias
Nós, pessoalmente, nunca imaginamos tal facto. Como é possível os animais encolherem com as alterações climáticas?? O certo é que os estudos o comprovam. Os cavalos, há cerca de 56 milhões de anos seriam como os atuais gatos de estimação ! Na passagem do Paleoceno para o Eoceno muitas espécies desapareceram e outras diminuíram de tamanho para se poderem adaptar ao aquecimento global .
É muito interessante saber!