![]() |
Operações de salvamento numa área que ficou submersa em Fukushima Fotografia © Ho New-Reuters Retirada do DN |
Estudo avaliou impacto das ondas em 28 pontos da região de Fukushima, e concluiu que a água atingiu o dobro da altura até agora dada como adquirida.
Especialistas da Universidade de Tóquio estabeleceram que a zona de Fukushima foi atingida a 11 de março de 2011 por uma onda de 21 metros, e não de dez metros como até agora se julgava.
Os especialistas estudaram o impacto da onda em 28 pontos distintos, todos eles no interior da zona de exclusão, a uns 40 quilómetros da costa.
Assim, concluíram que a onda chegou aos 21,1 metros de altura na cidade de Tomioka enquanto nos arredores da central de Fukushima-1 atingiu os dez metros.
O responsável pelo estudo, professor Shinji Sato, referiu que estes dados exigem a continuação da investigação para determinar como é que as ondas atingiram aquela altura e quais as medidas de segurança mais eficazes.
Até agora, e em resultado de anteriores estudos, todos eles realizados fora de exclusão, pensava-se que as ondas do tsunami não tinham ultrapassado os dez metros de altura.
Primeiro a noticia de que Fukushima corria risco acrescido na central nuclear, agora conclui-se que a água atingiu o dobro da altura do que se pensava!
O que mais acontecerá no Japão? Haverá forma de evitar acontecimentos tão trágicos?
Todos estes acontecimentos são prejudiciais para a população, sem contar com as pessoas que devem morrer, ficar feridas ou ate desaparecerem !
Informaçao:
Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário