No âmbito da disciplina de geologia, foi-nos proposto que realizássemos um trabalho após a visualização de um filme "The Human Family Tree", relacionado com as mudanças climáticas.
Adão e Eva são mitos criados pelos povos que se interrogam com a origem da humanidade. Segundo o povo, Adão e Eva, seriam o primeiro homem e a primeira mulher que, por sua vez, apareceram na terra sendo exatamente como os homens e as mulheres atuais.
|
Mudanças climáticas |
As mudanças ambientais que surgiram no decurso da historia da terra também introduziram alterações significativas ao nível da biosfera. Este tipo de alterações foram importante, por exemplo, no aparecimento dos hominídeos.. Há aproximadamente 8 milhões de anos, verificou-se uma reativação de fenómenos tectónicos distensivos no continente africano que conduziu à formação do "rifte Africano". Este fenómeno, com origem na dinâmica interna do planeta, provocou uma modificação quer ao nível da topografia quer ao nível do clima dessa região, funcionando assim como uma barreira geográfica propicia a fenómenos de especiação.
O
Sapiens difundiu-se não só em África mas também nos continentes vizinhos; aventurou-se também pelas regiões mais frias ou distantes onde nunca nenhum hominídeo tinha ousado ir. Ou seja, só foi possível devido ao desenvolvimento das suas tecnologias, há cerca de 40 mil anos. Foi a seguir a estas migrações que se formaram as diferenças somáticas, culturais e linguísticas entre os diversos povos da Terra. As etapas de expansão do
Sapiens moderno, foram reconstituídas não só com base nos testemunhos arqueológicos, mas também nas diferenças genéticas e linguísticas entre as populações que hoje vivem nas varias regiões.
Quanto maiores são as diferenças, tanto mais antiga é a separação entre duas populações.
|
Evolução Humana |
O proximo Oriente foi a primeira etapa onde o
Spaiens viveu muito tempo, lado a lado com os
Neandertais , isto há cerca de 100 mil anos. A partir daqui, entre os 80 e os 60 mil anos atrás, teve inicio a colonização da Ásia: algumas populações foram para o sudoeste desse continente, e alguns/ parte dos seus descendentes continuaram a viagem indo de ilha em ilha até à Nova Guiné e a Austrália, onde chegaram há menos de 60 mil anos.
Naquela época, em plena glaciação, os braços de mar eram mais extensos, pois o nível dos oceanos era cerca de 100 metros mais baixo do que o atual. Depois, há cerca de 30-40 mil anos, algumas populações dirigiram-se para a Sibéria oriental, enquanto outras colonizaram a Europa pondo fim à época dos
Neandertais. Mais tarde, há cerca de 12 mil anos, teve inicio a rápida colonização das Américas, e partir para a Sibéria oriental.
Há cerca de 4 mil anos, a partir da Ásia oriental iniciou-se a ultima grande expansão da humanidade e apenas terminou há cerca de mil ano, indo para as mais remotas ilhas do pacifico.
Concluindo, as alterações das condições climáticas originadas durante os períodos glaciário e traduzidos por períodos muito frios, tiveram grande influencia na modificação das condições ambientais e afetaram, sem duvida, o curso da evolução humana.
Autores: Raquel e Vanessa
Baseado em: Geologia 12º ano, Porto Editora
Fonte: Direcçao- Geral de Minas e Serviços GeológicosServiços Geológicos de Portugal, 1968.
Imagens:
http://www.google.com/imgres?start=31&num=10&hl=pt-PT&biw=1440&bih=766&tbm=isch&tbnid=b17OiwwMg0IvmM:&imgrefurl=http://blogs.jovempan.uol.com.br/meioambiente/tag/mudancas-climaticas/&docid=M7Qp1T45pTyAZM&imgurl=http://blogs.jovempan.uol.com.br/meioambiente/wp-