terça-feira, 6 de março de 2012

Árvores sobreviveram à Idade do Gelo na Escandinávia

           Algumas árvores da Escandinávia sobreviveram à Idade do Gelo, contrariando a tese comummente aceite de que todas as árvores teriam sucumbido à densa camada de gelo que cobriu a região.




Retirada do Diário de Noticias. 




          
     Pensava-se que as atuais árvores coníferas existentes na Escandinávia descenderiam de espécies que migraram para o norte, após o gelo ter derretido, há 9 mil anos atrás. Mas investigações recentes sugerem que algumas árvores sobreviveram no topo das montanhas, em ilhas ou em áreas costeiras, escapando à grande camada de gelo. Estas investigações foram publicadas no jornal especializado Science.

"A nossa investigação mostra que nem todas as árvores da Escandinávia têm os mesmos antecessores, ao contrário do que antes acreditávamos", explicou à BBC o professor Eske Willerslev, do Centro de Geogenética da Universidade de Copenhaga. "Houve algumas espécies que sobreviveram à dureza do clima em bolsas que escaparam ao gelo, e depois, quando o gelo derreteu, conseguiram espalhar as suas sementes."

"Outras árvores  têm a sua origem nas zonas do sul da Europa. Assim, podemos referir-nos agora às espécies originais e às espécies introduzidas depois na Escandinávia."

Inf.: BBC
Diário de Noticias 



     Quando nos referimos à idade do gelo, o que nos vem à ideia é um longo período de tempo, maioritariamente, vivido em gelo. Acreditávamos que seria possível que algum animal tivesse sobrevivido, ou por ter características apropriadas ao novo clima ou por outra razão.    
   O facto é que nunca podíamos imaginar que algumas árvores pudessem ter sobrevivido, também é certo que elas estariam localizadas num sitio privilegiado, privado do forte contacto do gelo.    
    Muito bom!    



Sem comentários:

Enviar um comentário