quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sismos no Índico e no Pacífico

Imagem- SIC
     Um forte sismo que abalou ontem a Indonésia, fez 5 mortos. Foram vitimas de ataque cardíaco quando fugiam da zona costeira, após o alerta de tsunami. Mas não foi apenas no Indico que foi registada forte atividade sísmica.

Foi suficientemente forte para ser sentido na capital do México, a mais de 300km de distancia.
  Os planos de contingência foram de imediato acionados e quem se encontrava em edifícios correu para as ruas.  O  abalo foi sentido mais intensamente pelos habitantes que vivem perto  do Golfo da Califórnia, onde ocorreu o epicentro.  Este sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter, não fez feridos e provocou apenas danos menores, mas seguiu-se a um outro no Estado de Michoacan que 9 horas antes tinha atingido uma magnitude de 6,5.
Minutos antes também tinham sido sentidos dois outros abalos nos Estados Unidos. Um sismo de magnitude 5,9 no Estado do Oregon foi seguido de um outro de menor intensidade no Estado da Califórnia.

Os abalos no Pacífico que aconteceram já depois de ter sido levantado o alerta de tsunami em vários países banhados pelo oceano Indico.




O sismo de magnitude 8,6 que abalou a Indonésia , provocou o pânico entre a população e esteve na origem de 5 ataques cardíacos fatais. As mortes aconteceram durante a fuga de milhares de pessoas que tentavam sair das zonas costeiras quando foi acionado a alerta de tsunami. Muitas permanecem nos abrigos e tendas onde passaram a noite.
 Desde o sismo já foram sentidas dezenas de replicas , pelo menos uma de igual intensidade ao primeiro abalo .
Uma situação que, segundo os especialistas, poderá repetir-se durante semanas ou meses.





Inf. 
Jornal da Noite, SIC  
http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2012/04/12/terra-treme-no-mexico-e-estados-unidos

Sem comentários:

Enviar um comentário