quarta-feira, 16 de maio de 2012

Recursos geológicos em Portugal

Retirada do Google 

No âmbito disciplinar de geologia, foi-nos proposto que realizássemos um trabalho sobre os recursos geológicos em Portugal.

      Num ponto inicial achamos conveniente dar a conhecer, de uma forma generalizada, o que iremos abordar ao longo deste trabalho. O conceito de recurso geológico é muito abrangente, no entanto, podem ser definidos como bens naturais de natureza geológica existentes na crosta terrestre e que são passíveis de aproveitamento. Os recursos geológicos podem ser renováveis - gerados a uma velocidade superior àquela a que são explorados (à escala da vida humana) - ou não renováveis - consumidos a uma velocidade superior àquela a que se formam. A maioria dos recursos geológicos são do tipo não renovável, não podendo ser substituídos, pelo menos num espaço de tempo razoável, a comparar com a escala da vida humana.

No percurso deste trabalho iremos dar resposta às seguintes questões:

 Quais os recursos geológicos existentes em Portugal?

 Qual a importância de serem explorados?

 De que forma estão a ser explorados?

 Como foram explorados num passado recente?

 Existem ou existiram explorações de recursos geológicos na região?

             Portugal é normalmente considerado um país parco de recursos. Porém, uma análise pormenorizada mostra a existência de diversos recursos insuficientemente explorados ou explorados de forma não sustentável.

Pelo seu passado rico no que respeita ao aproveitamento dos seus recursos minerais, Portugal é um país mineiro.
Essa situação que se tem mantido até aos dias de hoje, pese embora as políticas restritivas que têm dominado nas últimas décadas, tem contribuído muito para a riqueza nacional e, portanto, para a melhoria de vida da população.
Não se devendo confundir impacto visual com perigosidade ambiental, a indústria mineira nacional tem conseguido adaptar-se aos novos desafios que lhe têm surgido ao nível da sustentabilidade ambiental e social.
O aumento da população tem vindo a acelerar a crescente intervenção do Homem ao nível da exploração de minerais e de outros materiais que se encontram no subsolo.
A extração realizada de uma forma intensiva tem criado impactes negativos sobre o ambiente.
Foi enriquecedor realizar este trabalho, pois levou-nos ao esclarecimento de algumas
dúvidas da nossa parte.




1 comentário: