segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A duração dos acontecimentos geológicos ao longo da história.




Historical Geology


                                                                      Este video foi retirado do youtube.
                                                                      Enviado por KomatiiteBIF a  03/07/2009




James Ussher




" Em 1650, o arcebispo James Ussher (1581-1656), tendo em conta os factos descritos na Bíblia, calculou a data de formação da Terra. Esta teria sido criada no dia 23 de Outubro, no ano 4004 a.C., ao meio dia."







James Hutton




" Não há vestígio de um princípio nem previsão de um fim"



           James Hutton, Teoria sobre a Terra, 1785 
 
                                                                                                             




 

" Ser-me-ia difícíl lembrar ao leitor, que não está familiarizado com a geologia (...), a ideia da imensidade da duração do tempo geológico.

Darwin

  Nada melhor pode fazer-nos compreender o que seja a imensa duração do tempo geológico como a observação da acção produzida pelos agentes atmosféricos e que geralmente parecem ter tão pouco poder a atuar de uma forma tão lenta. (...)
  (...) relativamente à alteração produzida pelos agentes atmosféricos, tendo por base o cálculo da quantidade de materiais sedimentares que transportam anualmente certos ribeiros, relativamente à extensão das superfícies drenadas, seriam necessários pelo menos seis milhões de anos para desagregar e para elevar (...) um relevo com cerca de 300 metros de rochas."  



                              Charles Darwin, Origem das espécies, 1859




Termier
" O tempo geológico compreende, provavelmente, algumas centenas de milhões de anos e não somente algumas dezenas de milhões.
  Quanto ao período de tempo que antecedeu o aparecimento da vida a que eu chamo de tempos cósmicos, absolutamente nada nos fornece a mínima ideia  da sua extraordinária duração.

  Pierre Termier, em 1919, na conferência Os grandes enigmas da Geologia 









Geologia/ 12º ano
Autores: José Mário Félix; Isabel Cristina Sengo; Rosário Bastos Chaves
Editora: Porto Editora
Capa: António Modesto

Imagens: http://en.wikipedia.org/wiki/James_Ussher
Credit: SCIENCE PHOTO LIBRARY
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação





Reflexão:

  • James Ussher , para determinar a idade da Terra baseou-se em factos descritos na Bíblia.
  • James Hutton contraria a ideia de um planeta jovem, pois segundo este a Terra é tão antiga que até já não há vestigios da sua formação.
  • Tendo em conta as palavras de Darwin, podemos caraterizar a duração dos fenómenos geológicos, pois este refere-se à dificuldade de perceção da duração de fenómenos geológicos durante a vida humana, dado que os mesmos ocorrem de forma lenta e gradual.
  • Segundo Termier, o período de tempo anterior ao aparecimento da vida era de difícil determinação porque no tempo de Termier somente se conheciam os métodos paleontológicos para determinação da idade das rochas.
  • A observação de uma montanha, um rio ou os materiais que ele deposita junto à foz faz parte do quotidiano do ser humano. Para Hutton e Darwin serviu para refletir sobre a duração do tempo geológico. Estas observações e ideias  vem a confirmar que a geologia vive da observação, interpretação e formulação de hipoteses relativas ao tempo geológico e à sua determinação.

1 comentário:

  1. Achamos interessante o assunto deste poste, porque achamos importante dar a conhecer os nomes das pessoas que contribuiram para um melhor conhecimento do nosso planeta.
    Continuem assim.

    ResponderEliminar