domingo, 8 de janeiro de 2012

Antártida Portuguesa ajuda a descobrir 'novo mundo'

Os caranguejos amontoados nas paredes das chaminés
Fotografia © DR
Imagem retirada do Diario de Notícias



   Nas aulas anteriores apresentamos trabalhos, que por acaso falamos na fauna dos períodos geológicos. Por acaso, ao ler uma notícia, reparamos que nas fontes hidrotermais no mar austral existe uma fauna com novas espécies nunca vistas antes.


Em primeiro lugar foi entusiasmante descobrir que existiam fontes hidrotermais junto Antártida. Foram dias e dias que investigaram o fundo do mar, e finalmente descobriram as chaminés e o seu fumo negro.
     "Um momento inesquecível, só nos ocorre qualquer coisa como, UAU!", conta a investigadora Ana Hilário, da Universidade de Aveiro, a única portuguesa a bordo do cruzeiro científico britânico que, em janeiro de 2009, fez a descoberta dos campos hidrotermais localizados na região mais a sul do planeta.

 No entanto, foi uma surpresa ainda maior quando descobriram caranguejos de uma nova espécie, uma estrela-do-mar de sete pontas, percebes e lapas fazem daquele ecossistema uma novidade, que foi agora publicada na revista científica PLoS Biology. Ana Hilário é coautora do estudo.
 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário